Portugal – Preço das casas no 2º trimestre apresenta-se estável face a 2014

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, apurado com base em informação sobre venda proveniente do SIR – Sistema de Informação Residencial, revelou que no 2º trimestre deste ano o preço das casas em Portugal (Continental) se manteve estável face ao mesmo período de 2014.

A variação homóloga no 2º trimestre de 2015 foi de 0,3%, evidenciando uma estabilização nos valores das casas. Mas embora se mantenha em terreno positivo, este indicador tem vindo a desacelerar, já que a variação homóloga no 1º trimestre de 2015 havia sido de 1,8%.

Também em termos trimestrais, a tendência de desaceleração visível no arranque do ano foi confirmada, com a variação dos preços a entrar mesmo em terreno negativo neste trimestre. Assim, face ao trimestre anterior, o preço das casas em Portugal desceu 1,2% no 2º trimestre de 2015.

Recorde-se que apesar de os preços das casas em Portugal terem crescido no trimestre terminado em março, este foi um crescimento residual de apenas 0,5% face ao 4º trimestre de 2014. Já neste último trimestre, a variação trimestral havia sido bastante mais expressiva (de 2,1%).

A nota foi também de queda no que toca à evolução mensal do preço das casas, com os valores praticados em junho a situarem-se 1% abaixo do nível de preços apurados pelo Índice Confidencial Imobiliário em maio.

Fonte: Ci

Esta entrada foi publicada em Notícias do Mercado Imobiliário. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.