Portugal – Imobiliário impulsiona fusões e aquisições em Portugal

O valor envolvido nas fusões e aquisições anunciadas e concretizadas em Portugal este ano está perto de superar os 20 mil milhões de euros, um valor que supera em mais de três vezes o registado na totalidade de 2014.

As operações de fusões e aquisições anunciadas e concretizadas em Portugal no mês de Novembro envolveram um total de 2,54 mil milhões, elevando para 18,27 mil milhões de euros o acumulado em 2015, de acordo com os dados da TTR – Transactional Track Record.

Um valor que supera já largamente o registado em 2013 e 2014 e que fica próximo do verificado em 2012 (20,5 mil milhões de euros). Apenas em 11 meses deste ano o valor envolvido nas fusões e aquisições já supera em mais de três vezes o registado em 2014 (6,1 mil milhões de euros).

O imobiliário é o principal responsável por esta subida registada em 2015, já que foram anunciadas ou concretizadas 30 operações neste sector, com vários centros comerciais e outros empreendimentos imobiliários a mudarem de mãos.

O fundo americano Blackstone representou o maior negócio até Outubro, com a compra dos centros comerciais Almada Forum e Forum Montijo por mais de 330 milhões de euros, contribuindo para que o investimento em imobiliário comercial tenha atingido um novo recorde de 25 anos.

Os sectores financeiro, das tecnologias e do turismo também estiveram bastante activos, com mais de 10 operações em cada um deles.

As empresas espanholas foram as que mais investiram em Portugal este ano, realizando já 16 aquisições, seguindo-se as norte-americanas (11 aquisições) e francesas (10 aquisições). Tendo em conta o valor envolvido, foram as empresas do Luxemburgo que mais movimentaram (5,8 mil milhões de euros), seguindo-se as brasileiras (3,58 mil milhões de euros).

Tendo em conta apenas o mês de Novembro, a aquisição da Iberwind pelo grupo Cheung Kong à Magnum Capital foi a operação mais volumosa, tendo envolvido mil milhões de 15euros.

Fonte: Negocios.PT

Esta entrada foi publicada em Notícias do Mercado Imobiliário. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.