Brasil – Maioria dos brasileiros espera queda nos preços de imóveis em 2016, diz Raio-X FipeZAP

Segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados pretendem comprar um imóvel nos próximos três meses.

O relatório Raio-X FipeZAP, que analisa o perfil da demanda de imóveis, apresentou um crescimento no percentual médio de descontos nos preços dos imóveis, nos últimos 12 meses. Este aumento foi recorde, de acordo com a pesquisa, fechando o ano de 2015 em 8,8%.

fipe-zap-raio-x-tremestre-zappro

Foi registrado que 58% dos respondentes que pretendem adquirir um imóvel aguardam a redução nos preços ao longo de 2016. Esse resultado só reforça ainda mais a expectativa de queda futura dos preços dos imóveis. Também foi questionado sobre a perspectiva para os próximos dez anos, e apenas 30% das pessoas que pretendem adquirir um imóvel declararam aguardar um crescimento dos preços acima da inflação.

Segundo a pesquisa a maior parte dos compradores de imóveis ainda qualifica os preços dos imóveis atuais como “altos” ou “muito altos”. Aproximadamente 80% dos respondentes classificaram suas percepções sobre o mercado em uma dessas categorias.

Cabe notar que o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente constante ao longo do 4º trimestre de 2015, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses. Já a porcentagem de respondentes que declararam pretensão em adquirir um imóvel nos próximos 3 meses elevou-se ligeiramente, passando de 40% na pesquisa anterior para 43% na atual.

fipezap_2

Fonte FipeZap

Esta entrada foi publicada em Notícias do Mercado Imobiliário. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.